Os extintores para carros de passeios podem voltar a serem obrigatórios no Brasil. O projeto de Lei da Câmara (PLC) 159/2017, de auditoria do Deputado Federal Moses Rodrigues (CIDADANIA/CE), propõe a alteração da Lei nº 9503, de 23 de setembro de 1997, do Código de Trânsito Brasileiro. O objetivo da PLC é incluir o extintor de incêndio com carga de pós ABC entre os equipamentos obrigatórios para todos os veículos no Brasil.
Em 2015, o Conselho Nacional de Trânsito determinou que os extintores passariam a ser opcionais nos automóveis que circulam no país. Na época, o que pesou na decisão foi a previsão, feita por fabricantes do equipamento, que a demanda pelo tipo ABC seria atendida somente após três ou quatro anos. Por conta disso, a obrigatoriedade do dispositivo foi mantida para veículos de transporte comercial, como caminhões; e de passageiros, como ônibus e micro-ônibus.
Tipos de extintores para carros
O extintor ABC serve para combater a maior parte dos casos de incêndios que podem surgir em veículos. Sendo assim, ele é indicado para enfrentar chamas em materiais sólidos, como plásticos, madeira e tecido (revestimento de bancos, por exemplo). Há ainda os líquidos inflamáveis, como gasolina, álcool e diesel. Equipamentos elétricos energizados, como a bateria e o alternador, também são exemplos.
Além disso, seguindo as informações da Associação Brasileira de Normas Técnicas, o extintor de incêndio é um aparelho utilizado com o propósito de combater princípios e focos de fogo que contém um determinado agente extintor para certos tipos de incêndios. De acordo com a ABNT, a classificação do tipo de incêndio e do respectivo extintor, vai de A a D.
O que faz um automóvel pegar fogo?
Além do extintor para carros, é importante ficar atento algumas situações que podem aumentar o risco de incêndios em automóveis. Saiba mais no infográfico abaixo:
Fique atento à obrigatoriedade do extintor para carros
É importante manter-se atento ao desdobramento dessa PLC para evitar complicações judiciais. Para ilustrar: no modelo atual, veículos que são obrigados portar o extintor, caso não cumpram a legislação, o motorista deve pagar uma multa de R$ 195,23 e pode receber 5 pontos na carteira.
Se a lei for aprovada, não pense duas vezes: em nosso catálogo, você encontra diferentes tipos de extintores para carros. Invista na sua segurança. Invista em nossas soluções!