MANUTENÇÃO DOS EXTINTORES
Estar com o extintor em dia é tão importante quanto tê-lo, e, claro, realizar a manutenção dos extintores periodicamente é de suma importância para a prevenção e garantir a longa duração que o fabricante estipula.
Para realizar os exames periódicos é fundamental que o procedimento seja feito por uma empresa registrada junto ao INMETRO, tal como a MetalCasty (confira as nossas certificações aqui), que garante a qualidade na inspeção e manutenção dos extintores.
Já que o processo de manutenção de extintores não é feito por qualquer pessoa — exceto no nível 1, onde veremos logo abaixo — basta saber qual é a condição de seu extintor e assim, agir conforme demanda o estado de seu produto.
Níveis de manutenção dos extintores:
Nível 1:
- Consiste em checar, no local onde o extintor foi instalado, se a mangueira está em boas condições, limpar a superfície externa, avaliar o anel da válvula, substituir ou reapertar componentes não submetidos à pressão e verificar a última recarga indicada no selo do Inmetro;
- Não deixe de registrar todas as inspeções mensais a fim de controlar as condições do aparelho.
Nível 2:
- Esta manutenção deve ser realizada por equipe especializada em local apropriado.
- Os técnicos por sua vez, desmontam o extintor, verificam a carga, examinam se o cilindro precisa ser levado a ensaio hidrostático, averiguam o estado do recipiente para analisar se é necessário pintura, entre outros procedimentos.
Nível 3:
- Manutenção realizada de cinco em cinco anos, a partir da data de fabricação, da última vistoria ou caso o extintor apresente corrosão do recipiente;
- Nesse momento, há a revisão completa do estado do extintor. O procedimento consiste em fazer a troca de selos e rótulos, e a tinta da superfície é removida para realizar testes, onde está submetido a pressão, para avaliar sua resistência.
Saiba mais sobre os tipos de extintores fabricados pela MetalCasty.
MetalCasty
A nossa tecnologia é a sua segurança.