Empresa de Hong Kong criou um robô com tecnologia inovadora que pode detetar incêndios muito menores do que os sistemas de satélite, e dar o alerta.
Os incêndios florestais causam enormes prejuízos econômicos e humanos. Mas, e se os incêndios florestais fossem cortados pela raiz?
É isso que, em Hong Kong, promete um robô equipado com a mais recente tecnologia
De acordo com os fabricantes Insight Robotics , este é o sistema de deteção de incêndios mais avançado que existe.
O fundador da Insight Robotics, Rex Sham, explica: “O robô tem duas câmaras. Uma é a câmara de imagem térmica e a outra é a câmara de luz visível. A câmara de imagem térmica capta 50 frames por segundo e nós usamos um algoritmo patenteado para analisar a presença de calor através da imagem. Verifica se o objeto quente na imagem é realmente um incêndio ou apenas um objeto quente que está na floresta “.
Usando sensores térmicos de imagem e avançada tecnologia de visão artificial, o robô pode detetar incêndios em áreas pequenas, como, por exemplo, 2 metros por 1metro, dentro de um raio de cinco quilômetros; cobrindo cerca de 80 quilômetros quadrados de floresta e área de habitação. A empresa alega que é o primeiro robô, no mundo, que tem a capacidade de detectar um incêndio numa extensão tão vasta.
“Depois de detetar o fogo, fazemos a sua geo-localização usando um Sistema de Informação Geográfica. Identificamos a localização do fogo no mapa, para que os operacionais, os bombeiros, possam ver onde está o fogo e atacar,” explica Rex Sham.
A solução inclui uma plataforma de software do Sistema de Informação Geográfica, que alerta os centros de comando; o que lhes permite elaborar planos de combate a incêndios altamente eficientes, com base em informações em tempo real.
FONTE: EURONEWS
Por Luís Guita